Como ter um planejamento orçamentário eficaz?

Descubra Como Realizar Um Planejamento Orcamentario Eficaz Psot 1 - Acredit
Saiba o que fazer para ter um planejamento orçamentário de excelência. Entenda quais são os principais pormenores a serem considerados.

Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Saiba o que fazer para ter um planejamento orçamentário de excelência

Entenda quais são os principais pormenores a serem considerados para ter um planejamento orçamentário impecável!

No meio empresarial, existem uma série de perfis profissionais, quando falamos em gestão de empresas, mas uma avaliação preocupante é com relação ao imediatismo e falta de pensamento a longo prazo.

A pandemia está aí para comprovar que os gestores que não realizaram os seus gerenciamentos, principalmente o financeiro, pensando em possíveis riscos e mantendo o caixa sempre bem acima do vermelho, tiveram muitos problemas – ou até mesmo fecharam as portas.

O segredo do sucesso está aí para todo mundo, mas é necessário colocar em prática, através de uma gestão equilibrada e que fuja do imediatismo.

E é por isso mesmo que abordaremos o planejamento orçamentário como divisor de águas no êxito das empresas e, além de destacar a importância, falaremos como ter um que seja altamente eficaz ao seu negócio.

Portanto, sem mais floreios, vamos direto ao ponto!

Planejamento orçamentário na prática!

Dando uma breve pincelada no conceito de planejamento orçamentário, é necessário dizer que nada mais é do que o ato de planejar elementos como despesas, receitas, custos e possíveis investimentos, ou seja, aspectos que dizem respeito ao futuro da empresa.

E isso se faz com estratégias, com análise da sua contabilidade e com o aval do gestor, que precisa ter uma gestão voltada para o sucesso do negócio, pensando a longo prazo.

O que você NÃO pode fazer na sua gestão empresarial,é:

  • Atrasar os pagamentos da empresa;
  • Fazer retiradas do caixa, sem critérios;
  • Confundir contas da empresa com as pessoais;
  • Investir sem saber se realmente pode;
  • Solicitar empréstimos sem consultar o seu contador.

Ou seja, o planejamento orçamentário também está ligado com o que você não deve fazer, para que você consiga melhorar o cenário do seu negócio.

Um bom planejamento orçamentário tem como elementos fundamentais:

  • Elaboração de estratégias de forma antecipada;
  • Alinhamento do gestor com o responsável pelo departamento contábil e financeiro;
  • Avaliação da real necessidade de determinados investimentos;
  • Avaliação de possíveis custos excessivos dentro da empresa;
  • Visualizar o futuro que você quer e planejá-lo.

A verdade, amigo gestor, é que esse tipo de gestão é praticada por uma parcela não tão grande em nosso país, mas os que agem dessa forma, certamente, navegam em águas mais tranquilas e passam por cenários de crise com mais tranquilidade.

Por isso a importância de ter um planejamento orçamentário efetivo e alinhado com a realidade da sua empresa, pois não existe receita de bolo pronta para ser entregue de forma generalista.

Conte com um suporte contábil especializado!

Precisamos salientar que não dá também para colocar tudo na conta do gestor, pois a rotina costuma ser bem complexa e sabemos que você, por muitas vezes, assume mais tarefas do que deveria.

Mas, há formas de otimizar a sua gestão e uma delas é contar com parceiros para cuidar da sua contabilidade.

Um suporte contábil especializado livra você de assumir burocracias, garante a conformidade do seu negócio, organiza todas as suas demandas contábeis e planeja, junto com você, o futuro da sua empresa.

E se você deseja colocar tudo isso em prática, de forma inteligente, basta entrar em contato conosco!

Fonte: Abrir Empresa Simples

Veja outros artigos

Entenda Mais Sobre O Que Propõe A Reforma Tributária E Se Antecipe às Mudanças! Acredit - Acredit
 PIS e Cofins

Fique atento, a reforma tributária pode piorar a situação atual.

“Todos sabemos que a partir de certo limite o aumento de tributação acaba por estimular a elisão e mesmo a sonegação fiscal. Por isso é que se multiplicam os casos de profissionais de nível médio e superior que cessam relações de emprego para abrir pequenas empresas. Assim reduzem a carga tributária e acabam por prejudicar a arrecadação da previdência social.”